Ganhe Frete Grátis na compra dos combos!

Ver Produtos
OS DONOS DE CÂES PODEM TRANSMITIR ESTRESSE PARA SEUS PETS?

OS DONOS DE CÂES PODEM TRANSMITIR ESTRESSE PARA SEUS PETS?

16/11/2023

Pesquisas recentes revelam o fenômeno da transmissão de estresse entre tutores e seus cães. Um estudo notável utilizou uma abordagem inovadora, analisando os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em amostras de pelos de proprietários e seus cães.

 

Os resultados revelaram uma correlação surpreendente: quanto mais forte é o vínculo entre um tutor e seu cão, mais propensos estão a sincronizar seus níveis de estresse. 

 

Essa sincronização de estresse sugere que, quando um tutor se encontra tenso, seu cão também pode experimentar níveis elevados de cortisol, aumentando a ansiedade e estresse

 

Quais são os efeitos do Cortisol alto nos cães?

 

Níveis elevados de cortisol em cães, assim como em seres humanos, pode ter vários efeitos negativos no bem-estar e na saúde dos animais. Aqui estão alguns dos efeitos do cortisol alto em cães:

  • Supressão do Sistema Imunológico: O cortisol em excesso pode enfraquecer o sistema imunológico do cão, tornando-o mais suscetível a infecções e doenças.

  • Problemas de Pele e Pelagem: Altos níveis de cortisol podem levar a problemas de pele, como coceira, inflamação e até queda de pelos.

  • Ganho de Peso: O cortisol pode contribuir para o ganho de peso, especialmente na região abdominal, o que pode ser prejudicial à saúde do cão.

  • Problemas Digestivos: O estresse crônico e o cortisol alto podem causar problemas digestivos, como diarreia ou constipação.

  • Comportamento Alterado: Cães com altos níveis de cortisol podem exibir comportamentos como ansiedade, agressividade e hiperatividade.

  • Doenças Crônicas: Altos níveis de cortisol estão associados a um maior risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

  • Diminuição da Longevidade: O estresse crônico e altos níveis de cortisol ao longo do tempo podem afetar negativamente a saúde geral do cão e diminuir sua expectativa de vida.

  • É importante notar que o estresse crônico e os níveis elevados de cortisol não são saudáveis para os cães e podem afetar negativamente sua qualidade de vida. 

  • Portanto, é fundamental que os tutores estejam atentos ao bem-estar emocional de seus animais de estimação e adotem medidas para reduzir o estresse e promover um ambiente calmo e saudável para eles.

 

Além disso, é relevante considerar o papel dos suplementos na alimentação dos cães para reduzir o estresse. Ingredientes como Triptofano e Valeriana officinalis, uma planta medicinal conhecida por suas propriedades relaxantes, têm sido reconhecidos por sua eficácia na promoção da calma e na redução do estresse em cães. 

 

Um exemplo notável é o suplemento Longevi, que contém esses nutrientes essenciais, juntamente com outros 44 super alimentos que podem contribuir para a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

 

Você pode descobrir mais detalhes sobre o LONGEVI clicando aqui.

 

 

A pesquisa nos lembra da conexão profunda entre os tutores e seus cães, bem como da importância de cuidar do estresse, tanto para o benefício próprio quanto para o de nossos fiéis companheiros caninos. 

 

Garantir um ambiente calmo e acolhedor, oferecer cuidados emocionais e considerar o uso de suplementos nutricionais como o Longevi, pode ser uma abordagem eficaz para manter o equilíbrio emocional e a saúde de nossos queridos animais de estimação.

PETVI usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.