• Início
  • Blog
  • Cachorro vomitando espuma branca: 5 principais causas

Cachorro vomitando espuma branca: 5 principais causas

PETVI
Cachorro vomitando espuma branca: 5 principais causas

Cachorro vomitando espuma branca pode ter vários significados, de estômago vazio a problemas de saúde mais sérios. A gravidade depende da origem de cada caso.

A seguir, confira os possíveis motivos, quais são os demais sintomas e o que fazer quando o seu pet está passando por esse problema.

O que pode significar um cachorro vomitando espuma branca?

Do mais leve ao mais preocupante, vômito com espuma branca tem causas variadas. Conheça as principais logo abaixo.

Jejum prolongado ou estômago vazio

Quando o animal passa muito tempo sem comer, bile e suco gástrico se acumulam no estômago. Isso causa irritação no revestimento interno, provocando sua eliminação para proteger o órgão.

A espuma branca costuma ser uma mistura de líquido biliar e saliva engolida pelo cão. A bile aparece mais quando o vômito é amarelado.

Em casos de jejum prolongado, também é possível que o vômito tenha coloração amarelada.

Gastrite, refluxo e problemas digestivos

Distúrbios no sistema digestório são alguns dos principais motivos para cachorro vomitando espuma branca, especialmente em relação a:

  • gastrite, que é inflamação da mucosa estomacal por intolerância a certos alimentos, substâncias tóxicas ou infecções bacterianas e virais;
  • refluxo, caracterizado pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago, causado principalmente por comer muito ou rápido demais;
  • indigestão, ou seja, a dificuldade de digerir alimentos é motivada por excesso de comida ou alimentos que podem causar hipersensibilidade;
  • torção gástrica, que afeta especialmente os cães de grande porte, e é caracterizada pela rotação anormal do estômago em seu próprio eixo devido ao acúmulo de gás. Por causar bloqueio do fluxo sanguíneo para os órgãos vitais, o socorro veterinário é urgente.

Infecções, vermes ou intoxicações

Doenças infecciosas — como cinomose, parvovirose e raiva —, presença de vermes, intoxicação alimentar ou ingestão de substâncias nocivas são casos mais severos que exigem atendimento médico o mais rápido possível.

Colapso de traqueia ou tosse dos canis

O colapso da traqueia acontece quando a cartilagem dos anéis traqueais enfraquecem e perdem rigidez. Isso provoca o estreitamento do lúmen traqueal (o tubo de ar conectado aos pulmões) na porção cervical, torácica ou em várias regiões.

Essa condição pode ser o resultado de inúmeros fatores, como pré-disposição relacionada à raça — mais comum em Yorkshire, Chihuahua, Spitz Alemão e outros cães de pequeno porte —, idade avançada, uso de coleira cervical, estresse térmico, obesidade, alergias ou inalação de poeira, fumaça e produtos químicos.

Além do vômito com espuma branca, os sintomas são falta de ar, letargia, língua ou gengivas arroxeadas, desmaio e tosse seca. O socorro médico é fundamental.

Já a tosse pode ou não estar relacionada ao colapso de traqueia, mas também é provável que seja o resultado de engasgos, distúrbios cardíacos ou infecções.

Estresse ou ansiedade

Mudanças de rotina e no ambiente são capazes de deixar o cachorro estressado ou ansioso. O estado emocional se manifesta de diversas formas, como isolamento, agressividade, falta de apetite e, em situações mais severas, vômito.

Sintomas associados ao vômito com espuma branca

É possível que um cachorro vomitando espuma branca apresente outros sintomas, como apatia, febre, perda de apetite, desconforto abdominal e diarreia. Outros sintomas mais raros são dificuldade para respirar, salivação excessiva, tremores e desidratação.

Ainda assim, para saber a causa exata e encontrar o tratamento ideal, a consulta com um veterinário é fundamental.

O que fazer quando seu cachorro vomita espuma branca?

Primeiramente, é necessário manter a calma e seguir os passos abaixo.

  • Observe o comportamento do animal e o aspecto do vômito, como cor, textura, pedaços mal digeridos, presença de objetos estranhos;
  • Repare quando o episódio começou, para entender se foi causado por alguma refeição recente ou outros detalhes da rotina;
  • Ofereça água para o pet em pequenas quantidades, para evitar desidratação causada pela perda de líquidos. Ao manter a hidratação, você mantém o cachorro confortável mesmo em momentos de mal-estar. Porém, o animal pode não conseguir reter nem mesmo água, então ofereça pouco e veja se ele aceita.

Se o vômito persistir ou for acompanhado de outros sintomas, o atendimento médico é recomendado quanto antes.

Para evitar casos como esse, ofereça uma dieta balanceada e suplementação ao animal. Suplementos caninos, como o Longevi, contêm nutrientes essenciais para a saúde e a qualidade de vida do pet, incluindo prebióticos e probióticos — organismos vivos que equilibram a microbiota gastrointestinal.

Quando o vômito de cachorro é grave?

O vômito espumoso se torna bastante crítico em casos de intoxicação, torção gástrica, colapso de traqueia e diante dos seguintes sintomas:

  • vômito com sangue;
  • diarreia persistente e/ou com sangue;
  • desidratação;
  • tremores;
  • inchaço e dores no abdômen;
  • apatia prolongada.

Quando procurar um veterinário?

Um veterinário deve ser consultado imediatamente quando há suspeita de intoxicação, seja por alimentos, produtos químicos, medicamentos, entre outros.

Outros acontecimentos que devem ser encaminhados ao veterinário são: ingestão de objetos e a aparição de qualquer sintoma citado no tópico anterior.

Como prevenir vômitos em cães? A Petvi tem a solução

Cuidar da saúde do seu melhor amigo é a forma mais eficiente para garantir conforto e evitar a regurgitação ou outros sinais preocupantes.

É por isso que a Petvi, líder de soluções suplementares caninas no Brasil, desenvolveu o Longevi, um mega suplemento com sabor de bacon e ingredientes que promovem bem-estar. Ele conta com:

  • prebióticos e probióticos, para equilíbrio digestivo;
  • cúrcuma, com ação anti-inflamatória;
  • spirulina, que promove desintoxicação e absorção de nutrientes;
  • antioxidantes e vitaminas A e E, para fortalecer o sistema imunológico.

Recomendado por especialistas na área, o Longevi já beneficiou mais de 700 mil cachorros em todo o país, e seu cão pode ser o próximo! Adquira agora e garanta mais saúde ao seu amigo.

Compartilhe este conteúdo

Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

Deixe um comentário

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do hCaptcha se aplicam.
Por favor esteja ciente que comentários devem ser aprovados antes de serem publicados