Cachorro Soltando Muito Pelo: Principais Causas e o que Fazer
Quando um cachorro está soltando muito pelo, é importante entender a causa para propor o melhor tratamento. Se o motivo for fisiológico, pode ser natural, mas casos patológicos são preocupantes.
A seguir, conheça todas as razões que podem justificar essa queda exagerada de pelos, e formas de ajudar seu cão a lidar com isso.
Por que os cães perdem pelos naturalmente?
Existem alguns fatores que estimulam a perda natural de pelos.
- Mudanças sazonais: os cachorros soltam pelos para que outros cresçam no lugar, de acordo com as necessidades atreladas ao clima. Os mais densos são para outono e inverno, e mais curtos para primavera e verão;
- Ciclo da pelagem canina: para garantir isolamento térmico, proteção contra parasitas e radiação UV, os folículos envelhecem e se renovam naturalmente, empurrando as células mortas para fora do bulbo capilar e substituindo por novas;
- Fases de crescimento: assim como os humanos, os animais passam por três fases de desenvolvimentos dos pelos — anágena (crescimento), catágena (transição) e telógena (queda);
- Tipos de pelo: os pelos primários (guarda) são mais rígidos e têm a função de cobrir toda a pele e repelir a umidade e sujeira, enquanto os secundários (subpelo) são mais curtos, finos e numerosos, responsáveis pela subcobertura da pele e o aquecimento.
Raças que mais soltam pelos
A explicação para um cachorro soltando muito pelo pode ser a pelagem dupla. Como cães têm revestimento extra, é esperado que a queda também seja maior.
Algumas raças são caracterizadas por essa dupla camada:
- Pastor Alemão;
- Husky Siberiano;
- Golden Retriever;
- Labrador;
- Chow Chow;
- Corgi;
- Lulu da Pomerânia;
- Samoiedo.
Por outro lado, também existem raças que soltam menos pelo, e são ideais para tutores alérgicos, crianças ou tutores sem muito tempo para manutenção regular da pelagem:
- Shih Tzu;
- Poodle;
- Yorkshire;
- Lhasa Apso;
- Maltês;
- Schnauzer;
- Dachshund (Salsicha);
- Bull Terrier;
- Boxer;
- Galgo Inglês;
- Dálmata.
Quando a queda de pelos em cães é um sinal de alerta?
A queda de pelos deixa de ser natural e passa a se tornar motivo de preocupação quando há falhas visíveis na pelagem, vermelhidão, feridas, coceira, inchaço e secreções como sangue e pus.
Ao notar qualquer sintoma desses, é preciso buscar ajuda especializada e iniciar o tratamento, para prevenir riscos permanentes.
O que pode ser quando o cachorro solta muito pelo?
Alergias alimentares ou ambientais
Uma causa principal é a alergia causada por alimentos ou fatores ambientais, como parasitas, ácaro, poeira, produtos de limpeza etc.
Devido à hipersensibilidade a esses elementos, os cães desenvolvem dermatites que provocam queda de pelos, descamação da pele e feridas geradas por coceira.
Presença de parasitas (pulgas, carrapatos)
A queda de pelos em caso de parasitas é o resultado da irritação cutânea. Como a saliva de pulgas e carrapatos contém alérgenos, isso acarreta respostas imunológicas para combater a presença de intrusos, como a liberação de uma substância chamada histamina.
O efeito colateral é a coceira. Dependendo de sua intensidade, a perda de pelos pode acontecer porque o animal esfrega e fricciona a região até aliviar o incômodo.
Problemas hormonais e doenças de pele
Disfunções hormonais podem afetar a pele e o pelo dos cães:
- hipertireoidismo, que causa desaceleração do metabolismo devido à falta de hormônios da tireoide;
- Síndrome de Cushing, caracterizada pela produção excessiva de cortisol.
Doenças dermatológicas também causam a queda de pelos, além de coceira, descamação e lesões. Nesse caso, as mais comuns são: sarna, dermatofitose, dermatite atópica, seborreia e alopecia.
Deficiências nutricionais
A falta de vitaminas essenciais pode se manifestar pelo enfraquecimento da pelagem.
Ômega 3, proteínas, zinco, ferro e vitaminas A e E são nutrientes fundamentais para a saúde dos pelos, e a falta deles deve gerar preocupação.
Tratamentos para controlar a queda de pelos de cães
Alimentação adequada
Uma dieta balanceada é imprescindível para a saúde geral dos cães. No entanto, nem mesmo uma ração de alta qualidade pode prover todos os nutrientes necessários.
É por isso que muitos veterinários incentivam a suplementação canina, como o Longevi, o suplemento em formato de petisco da Petvi.
Sua composição inclui prebióticos e probióticos, que são microrganismos vivos que estimulam o equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, trazem benefícios para a pele e os pelos.
Escovação frequente e banhos adequados
Se o seu cachorro está soltando muito pelo, escová-lo regularmente pode ajudar porque a pelagem morta é eliminada para uma nova crescer com mais facilidade.
Já o banho e a tosa removem o excesso de pelos. Para garantir ainda mais saúde, opte por shampoos próprios para cada tipo de pelo.
Outra solução é usar produtos dermocosméticos receitados pelo veterinário para tratar condições cutâneas e evitar a concentração de microrganismos que enfraquecem a pelagem.
Suplementação para pele e pelos
Suplementos que contêm antioxidantes, biotina, ômega 3 e vitaminas A e E contribuem para a regeneração da pele e o fortalecimento dos pelos. Assim, eles controlam a queda e mantêm a pelagem brilhante e macia.
Como lidar com cachorro soltando muito pelo?
A queda de pelos pode ser melhorada com algumas atitudes básicas do dia a dia, principalmente alimentação balanceada, hábitos de higiene (banho, tosa e escovação), passeios regulares, carinho e atenção.
Além desses cuidados, também é importante ficar de olho nos sintomas que podem acompanhar a perda de pelos. Caso eles apareçam, procure atendimento médico.
Quando procurar ajuda veterinária?
Ao perceber estes sinais, busque ajuda veterinária quanto antes:
- queda localizada de pelos;
- coceira contínua;
- lambedura excessiva;
- descamação;
- vermelhidão;
- feridas;
- inchaços;
- sangue;
- pus.
Cachorro soltando muito pelo? A Petvi tem a solução
A prevenção é o melhor tratamento para a queda de pelos e outras condições que podem diminuir a qualidade de vida do seu cão. Pensando nisso, a Petvi desenvolveu o Longevi, o primeiro super suplemento canino do Brasil!
O Longevi é composto por nutrientes que deixarão o seu melhor amigo mais saudável.
- Antioxidantes e vitamina E: fortalecimento do sistema imunológico e redução de sintomas;
- Cúrcuma: propriedades anti-inflamatórias;
- Spirulina: função desintoxicante na absorção de nutrientes;
- Prebióticos e probióticos: melhor digestão e equilíbrio da microbiota intestinal.
Com essa composição, você garante uma vida mais longa e feliz ao seu pet.