Cachorro sem apetite: 9 principais causas e o que fazer
As causas para um cachorro sem apetite podem ter origens simples ou mais sérias, como condições de saúde ou estresse.
Continue a leitura para entender todas as possibilidades e descobrir como ajudar seu melhor amigo, oferecendo comida com segurança!
Por que meu cachorro está sem apetite?
A falta de apetite é dividida em categorias de causas físicas, comportamentais e externas, geralmente relacionadas à mudança de rotina ou alterações no ambiente. Entenda as mais comuns agora.
Mudanças no ambiente ou rotina
Os cães se sentem melhor diante de elementos e atividades familiares. Por isso, algumas transições de rotina ou no ambiente em que vivem podem causar estresse e ansiedade, incluindo:
- mudança de casa;
- chegada de animais ou pessoas estranhas;
- sentir falta do dono;
- sentir falta de objetos próprios, como cama e brinquedos;
- barulhos desconhecidos ou muito altos;
- fatores climáticos, principalmente o calor.
Para evitar isso, faça transições graduais, introduzindo o novo elemento aos poucos, assim o cão se acostuma.
A rotina consistente também é essencial para que o cachorro entenda que devemos seguir horários em cada etapa do dia, e não fique ansioso esperando alguma atividade. No caso do clima, oferecer água fresca também pode ajudar.
Estresse, ansiedade e fatores emocionais
Assim como os humanos, o estado emocional pode deixar o cachorro sem apetite. Os problemas mais comuns são a depressão ou a ansiedade de separação, que acontecem devido à ausência dos tutores.
Isso pode acontecer por conta de uma viagem ou até mesmo pela rotina corrida, limitando o tempo de interação dos humanos com os seus pets.
Uma forma de prevenção é passar tempo de qualidade com o pet, assim você estimula a mente e o corpo dele. Já no caso de períodos de ausência, ofereça brinquedos interativos ou deixe itens com seu cheiro pela casa, assim o cão se sente confortado e tem distrações ao longo do dia.
Doenças ou desconfortos físicos
Problemas patológicos podem afetar a fome dos cães. Os principais são:
- doenças virais, como cinomose, parvovirose e coronavirose;
- parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes;
- dor de dente;
- insuficiência renal;
- distúrbios gastrointestinais;
- tumores.
Nesses casos, a falta de apetite é apenas um dos sintomas. Para garantir o tratamento adequado e manter a saúde do animal, é preciso ficar de olho em outros sinais e procurar ajuda médica o quanto antes.
Alimentação inadequada ou enjoo com a ração
É bastante comum que os animais fiquem enjoados de comer a mesma ração por muito tempo, provocando a necessidade da transição de alimentos.
Se a ração estiver velha, estragada ou não tiver um gosto agradável, também é normal que o cachorro se recuse a comê-la. A solução é trocar por uma opção que o cachorro aceite mais facilmente.
Assim como em outras transições, essa deve ser gradativa: comece oferecendo pequenas porções da nova ração misturadas à original, e aumente a quantidade até realizar a substituição completa.
Sintomas que acompanham a falta de apetite
Caso o cão esteja sem apetite em consequência de algum tipo de doença, outros sintomas podem se manifestar. Os indícios dependem de cada condição, mas alguns sinais são frequentes:
- apatia;
- diarreia;
- alteração nas fezes ou na urina;
- vômitos;
- febre;
- secreção nos olhos;
- tosse;
- focinho seco;
- irritações dermatológicas;
- manifestações de dores.
Quanto tempo um cachorro pode ficar sem comer?
É desafiador fazer um cachorro sem apetite comer, mas eles não podem passar muito tempo sem se alimentar. O jejum de cães adultos deve durar no máximo 48 horas. Já o limite dos filhotes é ainda menor, de apenas 24 horas.
A falta de comida pode afetar a saúde e causar fraqueza, perda de peso, pelos quebradiços e sem brilho, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Além disso, como o sistema imunológico está fragilizado pela falta de nutrientes, o cachorro pode contrair outras doenças infecciosas.
Mesmo sem comer, é indispensável que o cachorro beba água. Com o organismo enfraquecido pela falta de comida, a desidratação pode agravar essa condição, comprometendo a oxigenação, a circulação sanguínea e o funcionamento dos rins.
Os principais sintomas que indicam desidratação são:
- secura nos olhos, nariz e boca;
- respiração ofegante;
- boca quente;
- letargia;
- pele sem elasticidade;
- urina escura, concentrada e malcheirosa.
O ideal é oferecer água em pequenas quantidades, para manter a hidratação sem causar enjoos.
Como diferenciar apetite seletivo de falta de apetite no cachorro?
O apetite seletivo é diferente da falta de apetite, porque o cachorro só come com critérios específicos. Alguns animais se recusam a comer a ração, mas aceitam petiscos, enquanto outros só comem na presença dos tutores.
Existem raças mais seletivas, como Yorkshire e Maltês, mas tudo depende da personalidade e do treinamento do animal.
Algumas atitudes estimulam esse comportamento, como oferecer petiscos ou “comida para humanos” frequentemente, disponibilizar uma variedade de alimentos ou não dar a devida atenção ao pet. Ao evitar esses comportamentos, você evita a seletividade alimentar e mantém uma rotina alimentar equilibrada.
Para diferenciar a seletividade da recusa alimentar motivada por algum distúrbio, é preciso se atentar aos sintomas listados.
O que fazer quando o cachorro não quer comer?
Se o motivo da falta de apetite é comportamental, teste algumas soluções, como oferecer comida morna, trocar a ração, manter o ambiente calmo e silencioso, estabelecer horários para comer e estimular o gasto de energia com brincadeiras e atividades físicas.
Para abrir o apetite ou suprir a falta de nutrientes, petiscos naturais e suplementação podem ser bons recursos. É o caso do Longevi, o suplemento canino da Petvi. Formulado com vitaminas, prebióticos e probióticos, ele oferece mais saúde e qualidade de vida ao seu pet.
Quando o cachorro sem apetite é preocupante?
Embora um cão adulto saudável possa ficar até dois dias sem comer, a falta de apetite já é preocupante a partir das 24 horas de jejum — ainda mais se o animal costuma ser guloso.
O sinal de alerta se intensifica se a falta de apetite for acompanhada por sintomas como fadiga, vômito e dor de barriga.
Como estimular o apetite do seu cachorro?
Alguns métodos estimulam o apetite do cão:
- limitar petiscos;
- espaçar os horários entre as refeições;
- diminuir a variedade de comida;
- trocar a ração;
- armazenar a ração em local adequado para preservar textura, aroma e sabor;
- reservar momentos de carinho e atenção.
Se essas técnicas não funcionarem ou se a falta de apetite se transformar em seletividade alimentar, vale procurar ajuda profissional.
Quando devo levar meu cachorro ao veterinário?
As soluções caseiras podem não ser efetivas, então o veterinário deve ser consultado o mais rápido possível, principalmente em casos de:
- jejum superior a 24 horas;
- saúde delicada, como filhotes, cães idosos ou que sofrem de alguma condição; pré-existente;
- sintomas adicionais, especialmente febre, letargia e diarreia.
A análise de um profissional qualificado é imprescindível para diagnosticar os motivos dessa condição e propor um tratamento de sucesso.
Não sabe como ajudar seu cachorro sem apetite? Conheça o Longevi
Um cachorro saudável tem menos chances de perder o apetite. Para garantir uma vida longa e saudável ao seu pet, o Longevi é um suplemento completo, cuidadosamente desenvolvido pela líder de suplementação canina no Brasil.
A Petvi desenvolveu um suplemento com ingredientes fundamentais para o bem-estar do seu amigo, incluindo:
- antioxidantes e vitaminas A e E, que fortalecem o sistema imunológico;
- cúrcuma, com ações anti-inflamatórias;
- spirulina, que tem função desintoxicante na absorção de nutrientes;
- prebióticos e probióticos, que colaboram com o equilíbrio intestinal.
Testado e aprovado por milhares de cães em todo o Brasil, o Longevi faz a diferença na vida dos bichinhos e de suas famílias. Garanta já o seu e proteja a saúde do seu amigo!